segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

A publicidade oculta na Wikipédia

Symbolbild Wikipedia

Este texto e fotos foram publicados originalmente no DW e citado no DCM

Maior enciclopédia de livre acesso do mundo não aceita anúncios, mas estudo alemão revela que empresas às vezes usam ferramenta para omitir informações inconvenientes e melhorar imagem perante o público.

As enciclopédias desaparecem cada vez mais das prateleiras. Na Alemanha, por exemplo, a tradicional Brockhaus suspendeu a sua publicação impressa. A ainda mais venerável Enciclopédia Britânica só existe em forma digital. A Encarta, enciclopédia multimídia da Microsoft, já pertence ao passado. E onde está descrito detalhadamente o declínio? Na página da Wikipédia.
Hoje, quem quer saber algo procura gratuitamente na maior enciclopédia online de livre acesso do mundo. Somente na Wikipédia em língua alemã, os visitantes podem encontrar mais de 1,5 milhão de artigos. De acordo com estatísticas do site, se fossem impressos, esses artigos corresponderiam a 852 volumes. Não é de admirar que as empresas se interessem cada vez mais por ela.
"A Wikipédia é simplesmente uma fonte muito importante de conhecimento na internet, e assim se tornou um componente não mais dispensável da estratégia de relações públicas das empresas", diz Marvin Oppong. O jornalista é autor do recente estudo da Fundação Otto Brenner Publicidade escondida na Wikipédia. O saber mundial na mira das empresas.

Marvin Oppong diz que deve haver mais transparência na Wikipedia
"É atraente para qualquer empresa estar representada com uma entrada na Wikipédia", completa Oppong, citando Raphael Rahn da agência de relações públicas Lewis PR. Enquanto as enciclopédias impressas eram, em sua grande maioria, incorruptíveis, devido à sua estrutura de livre acesso, a Wikipédia é suscetível a mudanças manipulativas.
Quando o desagradável é apagado
A Wikipédia tem como objetivo montar uma enciclopédia por meio de autores voluntários. Qualquer pessoa está convidada a participar. Só é preciso se registrar. Essa liberdade, no entanto, é utilizada por autores com segundas intenções.
Conteúdos críticos ou indesejados são muitas vezes excluídos das páginas de muitas empresas, enquanto os concorrentes são difamados ou os produtos da própria empresa são apresentados como melhores do que os de outros fabricantes.
Exemplos são encontrados no site do Wikiscanner, uma ferramenta que pode identificar mudanças feitas por endereços de IP pertencentes a empresas. De acordo com Wikiscanner, em 2005, um endereço de IP atribuído a empresa farmacêutica Boehringer-Ingelheim excluiu a produção do desfolhante Agente Laranja da história da empresa. As Forças Armadas americanas empregaram o desfolhante em grandes quantidades na Guerra do Vietnã, causando sérios danos à saúde da população civil.
Publicidade e transparência
Em suas pesquisas, o próprio Marvin Oppong se deparou com mudanças de artigos da Wikipédia. "Eu constatei que, por meio de endereços de IP pertencentes à empresa Daimler, foram excluídos da Wikipédia itens que se relacionavam com o emprego de trabalhadores forçados pela Daimler durante a era nazista na Segunda Guerra, como também atividades de lobby praticadas pela empresa.

Screenshot da página do Wikiscanner em alemão
A própria empresa afirmou que não encomendou tais supressões quanto ao tema do trabalho forçado durante o nazismo, constatou Oppong. Citando o estudo, um porta-voz da empresa afirmou que as exclusões quanto ao tema lobby teriam sido "mudanças privadas independentes feitas por funcionários".
"Eu constatei que, em seu artigo na Wikipédia, a ordem católica dos missionários Steyler suprimiu a passagem sobre seu papel no caso Flick", diz Oppong. Na década de 1980, o caso Flick abalou o cenário político da antiga Alemanha Ocidental. O escândalo envolveu doações ilegais da empresa Flick a diversos partidos alemães.
Segundo Oppong, este é somente um dos muitos exemplos das atividades de propaganda na Wikipédia. "Em meio a milhões de artigos da Wikipédia, os casos conhecidos devem ser somente a ponta do iceberg", aposta.
Os "wikiautores"
O que está claro agora é o quão importante a Wikipédia se tornou – não somente no mundo digital. "Atualmente, artigos da Wikipédia são citados em decisões judiciais. Até mesmo pela máxima corte de Justiça da Alemanha", disse Marvin Oppong. "Isso realmente me surpreendeu".
Quando se apaga ou se modifica de forma manipulativa, o verdadeiro charme da Wikipédia pode se transformar no oposto – mesmo quando a chamada "inteligência coletiva" dos muitos "wikiautores" possa corrigir novamente as mudanças.
Surge então a dúvida sobre o que se deve fazer para conter a publicidade escondida na Wikipédia. "Mais transparência é o cerne da questão", diz Marvin Oppong. "As empresas deveriam divulgar as suas contas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário