terça-feira, 29 de outubro de 2013

Movimento "Cinque Stelle" avança na Itália

Cinque Stelle (M5S) é um movimento que surgiu em 2005 pelo convívio do artista, o humorista Beppe Grillo com seus amigos e hoje incomoda o Parlamento Italiano não só com piadas ácidas, mas com a vontade de mostrar que é possível construir um mundo melhor e dar um basta a corrupção na Itália. Nas últimas eleições, em 2013, obteve o voto de 8.784.499 italianos. O movimento defende uma democracia direta, é apartidário e usa a internet como força aglutinadora de ideias. www.pan-horamarte.com.br
Olhar Crítico
A internet, o humor, a poética de um signo positivo - estrelas - fazem do movimento italiano, pacífico e organizado, uma esperança para o mundo, principalmente porque iniciou a partir da alma de um artista. As cinco pontas da estrela significam as questões básicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas- água, ambiente, transporte, desenvolvimento e energia. Resta esperar e apostar na sua fidelidade às propostas que o fizeram crescer e se transformar.


"O movimento 5 Stelle é uma associação livre de cidadãos. Não é um partido político e nem se pretende que se torne no futuro. Não ideologia de esquerda ou de direita, mas de ideias. Quer realizar uma eficiente e uma eficaz troca de opinião e confronto democrático fora dos vínculos legais associativos e partidários e sem a mediação de organismos diretivos ou representativos, reconhecendo a todos os cidadãos o papel de governo, endereço normalmente atribuído a poucos". Esta é a missão do movimento.
Vale acompanhar os passos deste movimento para encontrar a receita certa, desenvolvê-la e adaptá-la  em outras culturas. Muitos países já estão em processo de mobilização, sobretudo o Brasil que começou pacificamente com o Movimento Passe Livre que infelizmente despertou o furor de outros movimentos com interesses escusos que deturparam o sentido original e que agora, com outras denominações chamam atenção da mídia pelos atos de vandalismo.
Movimentos que se impõem por meio da violência e quebra-quebras continuam estacionados no passado e aliados a uma humanidade bélica. Isto é retrocesso e não evolução.
Artistas, escritores, sonhadores brasileiros mãos à obras. Utilizem o poder transformador da arte e da literatura e a força da  internet para se unir e fortalecer ideias tendo como alvo um Brasil melhor!






2 comentários: