domingo, 8 de agosto de 2010

Peraltices de Bernini - século XVII



A rivalidade entre os artistas e arquitetos do barroco italiano,Gian Lorenzo Bernini (1598-1680) e Francisco Borromini (1599-1667), deixou marcas nas esculturas criadas por Bernini, na célebre Fontana dei Quattro Fiumi ( Fonte dos Quatro Rios), na Piazza Navona, em Roma.Uma das esculturas, a que retrata o rio da Prata, está com a mão erguida em posição de proteção contra qualquer desabamento em cima de seu corpo.

Quem me fez prestar atenção ao detalhe da escultura foi Nicoletta Ferrari, amiga italiana, romana da gema. "Veja na Piazza Navona a escultura que Bernini demonstra todo o ódio que tinha por Borromini. Quando ele esculpiu a mão em posição de defesa foi para desmerecer o trabalho arquitetônico realizado pelo seu inimigo na igreja Santa Agnes in Agone, na frente da estátuta.

Era um tempo de muita competição entre os artistas preferidos pelos poderes da igreja e os dois, na época, disputavam o título de Grande Mestre. Verdade ou não, a história é conhecida por romanos que adoram contar sobre a cidade e suas maravilhosas obras de arte. Mais detalhes sobre o assunto no www.pan-horamarte.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário