sexta-feira, 28 de maio de 2010

É como entrar nas histórias dos irmãos Grimm....




Ribeauvillé é uma pequena vila localizada na região da Alsácia, ao Leste da França, que foi fonte de inspiração dos irmãos Grimm para criar o famoso conto de fadas " O Flautista de Hamelin", em 1284 (a data é fonte da Wikepédia). É atração turística na cidade, uma escultura indicando o flautista.

Conta-se no mundo encantado das fadas, que a cidade foi infestada de ratos e um flautista que se diz caçador de ratos chega ao local e diz que pode acabar com a população indesejada, em troca de uma boa soma em dinheiro. O povo e o prefeito fazem o acordo e o flautista consegue com sua música afogar todos os ratos dentro do rio. Mas a população não paga ao flautista. Um dia quando os adultos estão na igreja, ele, com sua música, encanta todas as crianças da cidade e as leva embora para sempre. E durante muitos anos nunca mais se encontrou na cidade ratos e nem mesmo criança.

De fato, para quem percorre as ruelas estreitas do vilarejo, que ainda mantém a mesma arquitetura da Idade Média, a sensação é de encantamento, seja por sentir pairando no ar os contos mágicos dos irmãos Grimm ou seja porque nos remete a um mundo em que se acredita aparentamente que pode ser pefeito, limpo e organizado. Tudo parece como casa de bonecas, cortininhas de rendas, enfeites na janela de crochê, rostinhos felizes e bruxinhas penduradas nas varandas para dar boa sorte! Casas pitorescas e floridas que são cuidadosamente preservadas e oferecem uma foto maravilhosa para o turista empolgado. Acolhedor! Sem ratos!...Confiram a beleza!

Ribeauvillé faz parte de um conjunto de pequenas cidades desta região da Alsácia. A região é campestre cheia de vinhedos e rodeada pelo "Massif des Vosges" e do Castelo de Haut - Koenisgsbourg. Toda esta beleza bucólica é próxima da cidade de Strasburgo.


Em Strasburgo vive um casal de amigos - Silvane e Michel. Ele francês e ela brasileira. Sil é minha grande amiga, que me fez chegar a este pedaço de terra. Acreditou em seu sonho e voou para perto de cidades cheias de lendas, bruxas e fadas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário