terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

CAFÉ DA MANHÃ EXISTENCIALISTA - EROL ANAR (LEITURA OBRIGATÓRIA)



“No dia seguinte tomamos café da manhã numa cafeteria. No menu tinha um tipo de café da manhã pelo qual me interessei porque chamava Café da manhã existencialista. Esse pedido continha um café puro e um charuto ou um cigarro forte. Sorri pensando em quem organizou esse tipo de café da manhã, essa pessoa deve cair num tipo de depressão como Sartre, o filósofo existencialista.• A vida, às vezes, é um café da manhã existencialista, passa com sua dureza e você pensa que ela é só cheia de problemas. Não percebemos nossa existência plena. Até chegar um momento no qual o sol brilha novamente em nossos corações e ficamos alegres porque estamos vivos, passando a sorrir felizes com os pequenos acontecimentos diários. A vida é assim: às vezes um café da manhã existencialista e às vezes um banquete mágico. Estávamos tomando nossos cafés nas mesas ao ar livre no restaurante, em frente ao sol".
O livro Café da Manhã Existencialista versão em português do livro turco Sen, do escritor Erol Anar, que agora vive em Curitiba, é leitura obrigatória (como diz meu amigo Jorge Mosquera) para os amantes da leitura. Erol traz para nós uma forma literária repleta de simbologia e reflexões, belíssima, saborosa. Of course, estou divulgando o escritor e conto com os meus amigos para ajudar a transformá-lo num sucesso de vendas aqui no Brasil. Erol já está com outro no prelo "Amor e Solidão", também pela editora Juruá.


Uma pesquisa sobre a felicidade mágica


Queridos sonhos distantes,

Hoje eu notei que nós fizemos coisas na nossa vida de forma superficial e barata. Também sobre nós mesmos pensamos superficialmente, estamos vivendo relacionamentos sem chegar ao substancial, sem adicionar significado algum.
Você se fixou no fato de que eu estou sempre escrevendo as cartas sobre a vida , porque eu sei que a vida é um livro de páginas eternas e devemos ler e entender tudo todos os dias novamente. Nesse livro existem muitos segredos e tem muitos quebra-cabeças, não é suficiente uma vida longa para entender tudo. A maior parte da sociedade esta, mesmo sem entender o livro, andando com o livro no bolso, olhando-o de vez em quando, mas só a parte do livro que tem o título: respostas baratas e fáceis!. Olhando nesse capítulo, respondemos facilmente todas as perguntas e acariciamos nossos egos continuamente. Rasguei esse capítulo do livro, por isso estou escrevendo as cartas para você.

Arthur Rimbaud falou em um dos seus poemas:

“ Hei Estações! Hei Castelos!
Existem pessoas perfeitas,
Fiz aquela pesquisa da felicidade mágica
Existe uma pessoa que nunca fez isso?
Vamos cumprimenta-lo quando ele estiver cantando
O galo de Galha”


O livro está à venda pelas livrarias virtuais www.jurua.com.br,
www.livrariasaraiva.com.br e na física também ao preço de R$ 39,00

3 comentários:

  1. OLA,agradeço à querida Mary a indicação do livro, fui ao lançamento do livro e tenho copia autografada do autor. Apreciei a sensibilidade rara nas considerações sobre a vida.Nós humanos sempre repletos de emoções, na palavra escrita alcançamos a comunhão do que nos vai na alma.Grata,Mary e ao autor.

    ResponderExcluir
  2. que vontade de ler...será meu próximo livro.

    ResponderExcluir
  3. Nossa amei quero ler todo o café da manhã existencialista faz o meu tipo de leitura parabéns Erol Anar beijoss da amiga Karlla Beat ...

    ResponderExcluir